domingo, 15 de janeiro de 2012

Dia 9 - A Casa do Senhor

Habari, gente! Como voces estao?

Agora estou escrevendo meio que "ao ar livre", vendo o Sol deixar seus ultimos raios antes que seja totalmente noite. O cenario esta' realmente lindo...

Este e' meu segundo domingo no Quenia. O tempo esta' realmente passando muito rapido. Mas o engracado e' que todo mundo da base diz que tem a impressao que eu estou aqui ha' muito mais tempo, e eu tambem! No domingo passado eu ja cheguei 'a tarde, entao nao deu tempo de ir 'a Igreja, ja' que os cultos aqui sao so' pela manha. Mas hoje tive minha primeira experiencia numa igreja queniana.

De cara, compreendi por que so' tem um culto por aqui. Locomocao e' uma coisa dificil, e pra grande maioria das pessoas o unico transporte disponivel sao seus proprios pes. Caminhamos bastante ate' chegar na Igreja. Como ja' eram mais de 10 horas, o Sol estava com tudo! Fui acompanhada por Mulenga, Rose e Betty. La vai um registro da caminhada:


Quando chegamos, me deparei com uma casinha de barro, muito pequena mesma! A igreja era ali. O culto comecou la pras 10h30, com um louvor animado. Ainda que sem instrumentos, a harmonia daquele canto fez com que tudo ficasse muito lindo! Nao compreendi a grande maioria das musicas cantadas, porque era em Kiswahili, mas ainda assim foi muito bom estar ali!


Depois do periodo de louvor, Mulenga levou a palavra. Falou sobre perseveranca e que Deus tem um proposito especial para cada um de nos. Foi uma mensagem muito bonita e muito propicia. Aquelas pessoas realmente precisam de esperanca!


Durante o culto, uma menininha se aproximou de mim. Primeiro ela ficou me examinando, olhando para minha roupa, meu cabelo, meu rosto e tocando minha pele o tempo todo. Depois ela comecou a testar se eu era de verdade. Ficava abrindo meus dedos pra ver se eu sentia dor, tentou mil vezes colocar o dedo no meu olho, e puxava meu cabelo toda hora. Quando ela se convenceu que eu era de verdade, sentou do meu colo e por ali ficou um bom tempo, olhando pra mim e mexendo em tudo que eu tinha: o oculos, o relogio, a bolsa... Foi engracado!


O culto acabou tarde, 'as 13h15. Alem do louvor extenso e da mensagem de Mulenga, o pastor decidiu que tambem iria pregar. Na ida para a Igreja, eu nao tinha contado o tempo de caminhada, mas percebi que, para voltar, caminhamos 45 minutos.

 
Cheguei na base branca de fome, e preta do Sol. Mergulhei de cabeca em dois sanduiches de pao de forma, pra depois mergulhar de cabeca na cama! Acordei quase na hora do jantar...
Foi interessante a experiencia naquela igreja. De fato, a Casa do Senhor esta' onde o seu povo esta'. Apesar de ser o Rei do Universo, Ele se alegra com todo e qualquer esforco de adora-lo, mesmo que o templo seja so' uma casinha de barro...


Eu fico por aqui! Bom domingo pra voces, e nao percam a oportunidade de ir 'a Casa do Senhor hoje!

4 comentários:

  1. Regina Célia15/1/12

    Oi Lindinha!
    Bom é estarmos na casa do Senhor msm. Hoje pela manhã tivemos poucas pessoas na nossa igreja, umas três famílias nos visitando tb. Aliás, ouvi qdo irmã Josinete perguntou a Mariana por vc. Daqui a pouco é hora de irmos novamente a casa do Senhor. Deus te abençoe e te dê uma excelente semana. bjs potiguares

    ResponderExcluir
  2. Mamma Midiã15/1/12

    "Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor."
    (Salmo 122:1)
    Este foi o texto base da mensagem que levei à igreja domingo passado. Nossos templos - prédios de alvenaria, na maioria das vezes com infraestrutura necessária para receber a todos bem acomodados, ventilados ou até refrigerados - podem ser facilmente alcançados de ônibus, carro ou por uma simples caminhada. Temos liberdade religiosa para ir pelo caminho cantando e convidando a todos a irem conosco. Mas não é suficiente ...
    A cama, a TV, a praia, a arrumação da casa, a bola ou qualquer outra amenidade merece de muitos uma maior atenção e pontualidade que a presença na Casa do Senhor. Uma caminhada de 45 min num sol escaldante pra participar de 3 horas de culto com louvor a capela e 2 mensagens seria então um programa de índio. Só quem tem sede da presença de Deus e fome da sua Palavra percebe que qualquer esforço é pequeno diante da alegria de estar nos átrios do Senhor - sejam eles numa casinha de barro ou num templo suntuoso.
    Beijos,filha. Deus te abençoe.
    P.s.: Acho que entendo a menininha. Às vezes também tenho vontade de apertar você pra ver se é de verdade rsrsrsrsrs. Te amo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo16/1/12

    aNINHA QUE BOM QUE Deus e tremendo ne em nossas vidas e graças a Deus que ele se mostra a todo instante...
    Adorei a menininha...ela deve ter te axado linda e diferente logico por isso ficou la te examinando rsrsrsrs..Mas foi engraçado ler isso um bj moça Deus te cubra de bençaos

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    Tá sendo muito show ler as suas experiências. Tenho aprendido muito e as vezes até me emocionado (pense, eu emocionado, num é pra qq um não - hehehe). Não sei se terei a oportunidade de vivenciar algo assim, mas espero continuar aprendendo com vcs missionários.
    Em relação a igreja, 3h de culto é, infelizmente, algo inimaginável por parte de muitos cristãos, ainda mais no Brasil. Em 1h30 de celebração a impaciência as vezes é grande. Graças a Deus pela Sua misericórdia.
    Estamos orando por vc e por Tatinha tb. Sintam-se cobertas em oração por nós.
    Deus continue a abençoá-la!
    Abraço,

    ResponderExcluir

O que você achou?